Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

EUA: Tabaco causa doenças de pulmão em 8 milhões de fumantes

Arquivado em:
Quinta, 04 de Setembro de 2003 às 20:23, por: CdB

Um total de 8,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofre problemas pulmonares devido ao consumo de tabaco. De acordo com um estudo dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o primeiro que revela o número de pacientes de bronquite crônica, enfisema e outras doenças, vinculados ao tabaco no país, as conclusões destacam a necessidade de aumentar a vigilância sobre o aumento do consumo.

Calcula-se que de uma população de aproximadamente 285 milhões de pessoas, cerca de 46,5 milhões são fumantes freqüentes, apesar das intensas campanhas contra o cigarro. Nos Estados Unidos está proibido fumar em todos os prédios do governo, cinemas, aeroportos, numerosos restaurantes e até em estádios e parques públicos ao ar livre. Os CDC consideram que umas 440 mil pessoas morrem ao ano de câncer e outras doenças vinculadas ao tabaco.

O relatório indicou que 4,5 milhões de fumantes e não fumantes sofreram de bronquite crônica em 2000, enquanto que mais de 3 milhões padeceram de enfisema. A investigação acrescentou que além do custo em vidas, o consumo de cigarro supõe uma despesa de US$ 75 bilhões em custos médicos diretos assim como a perda de US$ 82 bilhões em produtividade.

Segundo líderes de grupos que lutam contra o consumo de tabaco, as campanhas contra o tabaco devem intensificar-se e as autoridades devem tomar medidas contra a publicidade do tabaco e aumentar os impostos aos cigarros.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo