Por Redação, com Sputnik Brasil - de Moscou:
De acordo com uma pesquisa da Sputnik-Opinião, a maioria dos norte-americanos (68%) acredita que os EUA devem parar completa ou parcialmente o apoio à Arábia Saudita até este país provar que não financia o terrorismo.
Os dados foram obtidos no âmbito de uma enquete da britânica Populus por encargo da agência russa de notícias e rádio Sputnik.
Os autores da enquete pediram aos entrevistados nos EUA para se pronunciarem sobre a nota de Hillary Clinton vazada para a mídia, na qual ela diz que os patrocinadores sauditas são "a maior fonte de financiamento dos grupos terroristas sunitas de todo o mundo". Foi perguntado aos entrevistados a sua opinião sobre a política que os EUA devem manter em relação à Arábia Saudita. Só 12% dos norte-americanos são favoráveis à manutenção do apoio à Arábia Saudita como país aliado; já 20% dos norte-americanos escolheram a resposta "Não sei".
A enquete foi realizada em março deste ano pela empresa de pesquisa Populus. Participaram da pesquisa 1.003 respondentes com idades entre 18 e 64 anos, residentes nos EUA. A amostra é representativa da população em sexo, idade e localização geográfica. A margem máxima de erro não supera os 3,1%, com a probabilidade de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
Este projeto internacional de estudo da opinião pública começou em janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
À Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. À Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.