Autoridades norte-americanas aumentaram suas estimativas sobre o tamanho e o apoio financeiro à insurgência no Iraque, afirmou nesta sexta-feira o New York Times, citando fontes não-identificadas.
A resistência tem entre 8.000 e 12 mil rebeldes, incluindo combatentes estrangeiros, a rede do militante jordaniano Abu Musab al-Zarqawi e rebeldes domésticos, afirmaram as fontes, segundo o diário. Quando simpatizantes da causa são acrescentados, o número ultrapassa os 20 mil. Estimativas anteriores variavam entre 2.000 e 7.000, de acordo com o Times.
Segundo autoridades militares e do governo no Iraque e em Washington citadas pelo jornal, o núcleo da insurgência iraquiana consiste agora de até 50 células militantes, que atraem "dinheiro ilimitado" de um rede de financiamento administrada por ex-líderes do partido Baath e por parentes do ex-ditador Saddam Hussein.
O financiamento é complementado em parte por doadores sauditas e por organizações de caridade islâmicas, que repassam grandes quantias de dinheiro através da Síria, disse o jornal, citando autoridades com acesso a relatórios de inteligência detalhados.