Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

EUA devem passar o Brasil na produção de etanol

Arquivado em:
Quarta, 14 de Junho de 2006 às 08:09, por: CdB

Os Estados Unidos devem passar o Brasil na produção de etanol neste ano e se tornar o maior produtor do mundo. De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, em 2006 o Brasil deve produzir cerca de 16 bilhões de litros de etanol. Segundo o grupo Coalizão pelo Etanol, que defende os interesses dos produtores de combustível nos Estados Unidos, a produção americana deve alcançar para cerca de 18,9 bilhões de litros até o final do ano. Se esses dados se concretizarem, os americanos assumirão a liderança mundial nesse campo. E, segundo especialistas, essa liderança só deve se ampliar nos próximos anos.

Graças à adoção de novas tecnologias na fabricação do produto, principalmente o etanol obtido a partir de celulose, os Estados Unidos deverão produzir em 2010 cerca de 17,3 bilhões de litros por ano. Na mesma época, a produção norte-americana deverá exceder os 20 bilhões de litros do combustível.

Além de se tornarem o maior produtor, os Estados Unidos têm como meta serem os maiores consumidores do produto, como parte do plano de diversificar a matriz energética do país. Ao contrário dos EUA, onde o crescimento do consumo de etanol já provoca a escassez do produto, o Brasil, que segundo a Petrobras já exporta cerca de 1 bilhão de litros de etanol por ano, poderá expandir sua produção visando o mercado externo.

Atualmente os EUA cobram uma tarifa de US$ 0,54 por galão de etanol importado do Brasil. A maior parte do etanol importado pelos norte-americanos é produzida por países da América Central, com quem os EUA têm acordos preferenciais de comércio.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo