O embaixador norte-americano para a Coréia do Sul, Alexander Vershbow, qualificou o regime da Coréia do Norte como "criminoso" nesta quarta-feira.
- Não podemos suspender nossas sanções como um gesto político quando este regime está envolvido em atividades perigosas como a exportação de armas para Estados suspeitos, tráfico de narcóticos como uma atividade estatal e a falsificação de nossa moeda em larga escala - acrescentou ele.
Correspondentes dizem que, embora as alegações não sejam novas, é raro que elas sejam feitas publicamente. Seus comentários vieram em resposta à ameaça norte-coreana de não participar das discussões multilaterais sobre o programa nuclear do país. O país hava concordado, em setembro, em acabar com seu programa nuclear em troca de garantias de segurança.
Recentemente, no entanto, a Coréia do Norte disse que boicotaria as discussões se os Estados Unidos não suspenderem as sanções contra várias empresas do país. Os Estados Unidos afirmam que as empresas estão envolvidas na proliferação de armas de destruição em massa.