A União Européia (UE) está arriscada a ter uma grande disputa com os Estados Unidos caso suspenda o embargo a armas que pesa contra a China há 15 anos, afirmou uma alta autoridade americana, segundo o diário britânico "Financial Times" em sua edição de sexta-feira. O jornal disse que os EUA estão ameaçando recusar tecnologia militar da indústria de defesa da Europa.
- Eles estão discutindo como ajudar os chineses a matar os americanos de maneira mais eficaz. Isso tem potencial para ser uma grande briga- disse uma autoridade do Pentágono, que não foi identificada.
A UE se comprometeu no início do mês a trabalhar na direção de suspender seu embargo sobre armamentos a China, apesar da forte oposição de Washington e de grupos de direitos humanos. O embargo foi imposto depois do sangrento cerco do governo chinês a manifestantes pró-democracia na Praça da Paz Celestial em 1989.
Os EUA temem que o fim do embargo possa levar a uma disparada de compra de armamentos por parte de Pequim, que poderiam ser usadas para ameaçar Taiwan, rival diplomática da China.
EUA advertem Europa sobre embargo a armas contra China
Arquivado em:
Sexta, 24 de Dezembro de 2004 às 01:35, por: CdB