Uma gigantesca estátua de Ramsés II foi descoberta sob um cemitério moderno em Ajmim, na província de Sohaf (centro do Egito), revelou nesta segunda-feira o secretário-geral do Conselho Supremo de Antigüidades desse país, Zahi Hawass.
A estátua, que mede seis metros de altura e só sua cabeça pesa sete toneladas, é "a maior efígie de caliça já encontrada" deste governante, detalhou à EFE Hawass, que neste fim de semana foi o principal conferencista de um seminário sobre egípcios e maias na capital mexicana.
— Ao seu lado esquerdo está sua filha e também uma de suas oito mulheres, Meritamon, e no outro lado sua mãe — disse.
A estátua foi descoberta há seis semanas durante algumas escavações na região, onde anteriormente havia sido encontrada uma estátua de Meritamon de três metros de altura. A efígie, cuja cabeça foi descoberta por acidente dentro de um túmulo do cemitério, está sobre um templo que pode ser "muito maior que o de Karnak", comentou Hawass.
— Atualmente estamos escavando entre as tumbas. Acredito que dentro de mais seis meses todos irão ouvir falar sobre esta grande descoberta — afirmou.
Hawass, que também é diretor geral das pirâmides de Giza e Saqqara, disse que está negociando com o governador da região para mudar o cemitério de lugar para que as escavações continuem sem os atuais contratempos.
Ramsés II foi o soberano que governou mais tempo o Egito, com 67 anos de reinado (1304-1237 antes de Cristo) durante os quais adaptou um grande número de templos e estátuas de faraós anteriores a seu próprio culto e imagem.
Hawass estima que até o momento só tenham sido encontrados 30 por cento dos monumentos egípcios, enquanto o resto está soterrado pela areia. Segundo sua opinião, existem cerca de 110 pirâmides desde o norte de Giza até Saqqara, e 62 tumbas no vale dos Reis.
— Ainda existem tesouros e segredos que não conhecemos — afirmou o egiptólogo.
Estátua gigante de Ramsés II é encontrada sob cemitério no Egito
Arquivado em:
Segunda, 11 de Agosto de 2003 às 12:12, por: CdB