O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, participará nesta quinta-feira, às 14h, no Estaleiro BrasFels (ex-Verolme), em Angra dos Reis, no litoral sul do estado, da cerimônia de batismo e lançamento ao mar da embarcação Haroldo Ramos.
Victer destacou que a entrega desta encomenda pelo BrasFels representa a revitalização definitiva do estaleiro de Angra dos Reis. "Afinal, antes desta encomenda o estaleiro estava há quase 10 anos sem lançar um navio ao mar", completou.
O navio, do tipo Anchor Handling Tug Supply - Manuseador de Âncoras (AHTS - UT 772L ), foi contratado pelo grupo Delba Marítima Navegação S/A ao grupo Fels Setal, controlador do estaleiro. Segundo Victer, o navio é o último de uma encomenda, no valor de US$ 90 milhões, referente à construção de três AHTS's.
Segundo o presidente do grupo Delba, Newton Lins, o navio tem oito metros de pontal, comprimento total de 78,1 metros; 18 metros de boca; calado de 6,6 metros; motor principal com potência de 2x5.300 kw, atingindo velocidade máxima de 16 nós.
A próxima encomenda a ser lançada ao mar pelo estaleiro é a do grupo dinamarquês Maersk, feita por sua subsidiária brasileira, a Brasmar, que contratou a construção de duas embarcações de apoio a plataformas de petróleo (Platform Supply Vessel - PSV), com opção para construir mais dois navios do mesmo gênero.
O lançamento ao mar do primeiro PSV da encomenda acontecerá em fevereiro deste ano com a presença da governadora Rosinha Garotinho. De acordo com Victer, a construção dessas quatro embarcações irá gerar cerca de 500 empregos diretos e terá investimentos da ordem de US$ 30 milhões para cada navio.