O Pão de Açúcar, maior grupo de supermercados do país, passará a fazer parte do Programa Compra Rio, criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para incentivar a compra de produtos fluminenses. O protocolo de intenções, que será assinado, nesta quinta-feira, no Palácio Guanabara prevê uma parceria para a venda de peças de artesanato fabricadas no estado em lojas do grupo.
A iniciativa beneficiará cerca de 900 artesãos da Casa do Artesanato, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém em Botafogo, Zona Sul do Rio. O Pão de Açúcar já negociava, desde novembro passado, trabalhos produzidos na casa apenas nas lojas localizadas em São Paulo.
A Casa do Artesanato funciona como espaço para exposição e venda de trabalhos de várias regiões do estado, além de promover cursos e palestras para o público. A unidade faz parte do Programa Rio Artesanato, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Os artesãos cadastrados pela Casa do Artesanato participam ainda de eventos e feiras regionais, organizadas pelo Ministério de Desenvolvimento, por meio do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro). Um dos eventos é a Feira Nacional de Artesanato.
Após a solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Humberto Mota, irá à loja da Sendas na Rua José Linhares 245, no Leblon, Zona Sul da capital, onde, a partir das 11h, participará da inauguração do espaço Caras do Brasil, onde passarão a ser vendidos trabalhos fornecidos pela Casa do Artesanato. A parceria na área de artesanato faz parte do Programa Caras do Brasil, iniciativa do Pão de Açúcar.