Os cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS) farão na próxima quinta-feira o passeio espacial que tiveram que suspender na última semana por erros em um escafandro. O anúncio foi feito na última segunda-feira pelo Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Valeri Lindin, porta-voz do CCVE, disse que o cosmonauta russo Guennadi Pádalka e o americano Michael Fincke sairão ao espaço exterior às 1h40 hora de Moscou (18h40 da próxima quarta-feira, horário de Brasília) e que a missão durará pelo menos seis horas.
Fincke e Padalka devem consertar um giroscópio que deixou de funcionar no mês de abril por um erro em um dos circuitos de fornecimento de energia elétrica. O giroscópio é um instrumento indispensável para estabelecer a orientação da ISS, com uma massa equivalente a 190 toneladas e que órbita a 380 quilômetros da Terra.
- Fincke e Padalka devem consertar o equipamento o mais rápido possível - ressaltou Lindin, que disse ainda que atualmente dois dos quatros giroscópios da ISS estão funcionando.
Na última sexta-feira, os astronautas saíram ao espaço para consertar o giroscópio, mas 13 minutos depois tiveram que voltar à ISS devido a um erro de pressão no tanque de oxigênio da roupa espacial de Fincke.
Lindin informou que uma comissão de especialistas estabelecerá se na segunda tentativa Fincke usará uma roupa espacial de reserva ou a mesma de antes, que apresentou problemas devido a um erro técnico cometido pelo astronauta americano, segundo afirmam especialistas russos.
- Pelo visto, uma vez colocado o escafandro, Fincke esqueceu de fechar uma válvula e, por isso, houve uma fuga de oxigênio - afirmou Gennadi Schavelev, engenheiro-chefe da empresa Zvezda, construtora dos trajes espaciais russos Orlan-M usados na ISS.
Shchavelev declarou que, nos últimos dias, especialistas de sua empresa revisaram o controle remoto do traje usado por Fincke e verificaram que o escafandro funciona normalmente.
Os engenheiros da Zvezda recomendam que, na segunda tentativa, Fincke use a mesma roupa espacial, porque se utilizar um escafandro de reserva, terá que gastar certo tempo para acondicionar o traje para a manobra, sendo obrigado a adiar em vários dias o passeio espacial.
Estação Espacial Internacional realiza passeio na próxima quinta
Arquivado em:
Segunda, 28 de Junho de 2004 às 22:04, por: CdB