Escândalo na Petrobras, será o 'mensalão 2'?
Arquivado em:
Sábado, 06 de Setembro de 2014 às 06:02, por: CdB
A edição online do Le Monde publica o escândalo, afirma o jornal, que deverá ressoar como uma trovão na atual campanha eleitoral. Trata-se da confissão e revelações, em troca de redução de pena, do ex-diretor de refinagem da Petrobrás, Paulo Roberto Costa.
Essa confissão revela a existência, durante sua direção, de 2004 a 2012, de uma longa lista de políticos do PT, deputados e senadores, beneficiados com uma comissão de 3% sobre o total de contratos assinados pela Petrobrás.
O jornal Le Monde, que se refere à Folha e Estado de Sao Paulo, conta que Paulo Roberto Costa chegou a dizer na sua confissão "todos os dias havia um político batendo à minha porta". Segundo ele, a Petrobrás tinha criado uma série de sociedades internas, em todos os setores de atividade, para provocar a assinatura de tais contratos e respectivas comissões.
Le Monde lembra igualmente o caso da compra da refinaria Pasadena, no Texas, em meio a revelações de perdas colossais por malversação, acentuando que, em cinco anos, a Petrobrás perdeu a metade do seu valor financeiro .
Rui Martins, correspondente em Genebra