Equipes de busca localizam ponto onde caiu avião da Malaysia Airlines

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 8 de março de 2014 as 09:46, por: CdB
Wang Yue, responsável pelo marketing da Malaysia Airlines na China, participa de coletiva sobre o acidente
Wang Yue, responsável pelo marketing da Malaysia Airlines na China, participa de coletiva sobre o acidente

Duas grandes manchas de combustível foram avistadas neste sábado, no mar, por equipes a bordo de aeronaves vietnamitas que fazem as buscas ao avião da Malaysia Airlines desaparecido no Golfo da Tailândia. De acordo com informações da agência portuguesa de notícias Lusa, navios foram enviados para a região onde o óleo foi avistado e aquele foi o primeiro sinal concreto de que o avião está submerso.

Logo depois, o Alto Comando da Marinha vietnamita emitiu comunicado, nesta manhã, no qual informa que o avião mergulhou nas águas do Golfo da Tailândia, entre a Malásia e o Vietname, a cerca de 300 quilómetros da ilha de Tho Chu, na província de Kien Giang. A Marinha vietnamita disse que está preparada para iniciar a operação de busca e regaste.

Mais cedo, a agência chinesa de notícias Xinhua informou que especialistas especulam que a aeronave da Malaysia Airline tenha caído nas águas do Vietnã ou da Malásia. Das 239 pessoas que estavam no avião, 150 eram chinesas. O presidente da China, Xi Jinping, determinou ao Ministério de Relações Exteriores do país e às embaixadas e consulados que mantenham contato com os países que ficam na região onde ocorrem as buscas e acompanhem de perto o trabalho de resgate do avião quando ele for encontrado.

Além dos chineses, havia passageiros e tripulantes da Malásia, Índia, de Taiwan, da Austrália, França, dos Estados Unidos, da Indonésia, Nova Zelândia, Ucrânia, do Canadá, da Rússia, Itália, Holanda e Áustria. Depois da China, o país que mais tinha cidadãos a bordo era a Malásia, com 38 pessoas. As informações foram passadas pela gerente de Marketing da Malaysia Airlines, Wang Yue.

A Malaysia Airlines divulgou que “perdeu contato” com o avião que seguia para Pequim e desapareceu depois de ter levantado voo da capital malaia, Kuala Lumpur. Em comunicado, a empresa informou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado (15h40 de sexta-feira em Brasília). O avião, um Boeing 777-200, deixou Kuala Lumpur perto da meia-noite de sábado e era esperado em Pequim às 6h30 locais (19h30 em Brasília).

A marinha do Vietname informou, este sábado, que o avião da Malaysia Airlines que desapareceu esta noite com 239 pessoas a bordo caiu no mar, perto da costa da ilha vietnamita de Tho Chu, no sul do país, segundo a imprensa local.

Buscas imediatas

O diretor do centro de coordenação de emergências vietnamita, Pham Hien, por sua vez, disse ao portal VnExpress que o avião foi localizado a cerca de 220 quilómetros do litoral da província de Ca Mau, também no sul do país. Pham Hien afirmou que equipas de resgate têm preparadas duas embarcações para seguir em direção a essa posição.

As autoridades chinesas também enviaram dois barcos para o Mar do Sul da China para ajudar nos trabalhos de busca e resgate, segundo a televisão estatal CCTV.