A troca de experiência sobre economia solidária para micro e pequenos produtores, adotadas em vários países, estão sendo debatidas em encontro internacional por representantes de instituições públicas e privadas. A proposta é discutir as práticas institucionais com a finalidade de ampliar o acesso da população aos serviços financeiros e promover o desenvolvimento local, com base em programas desenvolvidos na França, no Canadá e no Brasil.
O debate acontece no seminário "Microfinanças e Finanças Solidárias - Sustentabilidade para os micro e pequenos produtores", em realização até esta terça-feira, no auditório da sede da Caixa Econômica Federal, promovido pelo Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) e o Fórum de Microfinanças do Rio de Janeiro.
O vice-presidente da CEF, Aser Cortines, disse na abertura do encontro que a preocupação do governo é promover uma nova estratégia de desenvolvimento que seja mais distributiva e inclusiva e citou como exemplo o programa de microcrédito para material de construção que o banco desenvolve com sucesso.
Nos dois dias de trabalho, será estabelecida uma agenda de cooperação entre as organizações participantes, com o objetivo de construir redes nacionais, regionais e internacionais de microfinanças. Uma agenda de trabalho será acertada em forma de intercâmbio internacional para a consolidação das redes.
Participam do encontro representantes do Crédit Coopératif, France Ative, Finansol, La nef, Febraban, CUT/ADS, São Paulo Confia, Fase, Banco do Nordeste e Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento.
Encontro internacional debate economia solidária
Arquivado em:
Segunda, 08 de Dezembro de 2003 às 11:37, por: CdB