O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promoveu, nesta segunda-feira, no Paraná, o VI Encontro Estadual dos Sem-Terrinha, para cerca de mil crianças que vivem em acampamentos e assentamentos de várias regiões do estado.
Ele permanecem no Parque Newton Freire Maia, em Quatro Barras, a 25 quilômetros de Curitiba, até próxima quarta-feira, participando de uma série de atividades sobre a vida no campo.
Segundo a diretora do projeto Escola Itinerante, Sandra Scheeren, o encontro faz parte da Jornada Nacional de Luta Por Escolas Públicas do Campo em Assentamentos e Acampamentos, que ocorre durante o mês de outubro em todo o país.
Sandra explicou que o objetivo da iniciativa é fortalecer a identidade de sem-terra das crianças que vivem nos acampamentos e assentamentos do MST.
Agora pela manhã, os participantes estão sendo credenciados. Para a tarde estão programadas atividades recreativas, palestras e explicações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
No final da tarde houve oficinas de agroecologia ministradas por alunos da Escola Latino Americana, única no gênero na América Latina, localizada no assentamento Contestado, na Lapa, região metropolitana de Curitiba.
Nesta terça-feira as crianças farão uma marcha até o Palácio do Iguaçú, em Curitiba, para reivindicar a implantação de Escola de Campo em todos os assentamentos e acampamentos.
Em frente ao palácio, será organizada uma ciranda pelos direitos da criança e do adolescente.