Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

Encontrado corpo de Martinez

Arquivado em:
Domingo, 05 de Outubro de 2003 às 13:18, por: CdB

Os corpos dos ocupantes do avião monomotor que levava o presidente do PTB, o deputado José Carlos Martinez, dois assessores do político, João Luiz Goebel e André Surugi, e o piloto Cláudio Luiz da Luz foram encontrados neste domingo por volta das 13h30. Os corpos serão levados para Curitiba. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Florestal encontraram os destroços do avião, que já tinha sido localizado pelos radares do do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

O chefe da Casa Militar do Governo do Estado do Paraná, Anselmo Oliveira, disse que não há como saber ainda as verdadeiras causas do acidente. O avião estava desaparecido desde ontem às 10h, horário do último contato feito com o Cindacta em Curitiba.

Desde a localização dos destroços do avião- no morro Parati, próximo ao município paranaense de Guaratuba -, a equipe de resgate tentava retirar os corpos do local. No entanto as dificuldades de acesso ao local e as condições climáticas impediam a chegada do resgate. As informações são do ministro da Defesa, José Viegas Filho, que estava no Palácio do Planalto. Ele participou da inauguração de uma exposição em homenagem a Santos Dumont, dentro das comemorações da Semana da Aviação.

Viegas disse esperar "que o episódio sirva de exemplo para que ninguém repita os erros tão freqüentemente cometidos pelos pilotos particulares, de saírem aventureiramente pelo espaço, sem plano de vôo e sem qualquer coordenação. Isso dificulta enormemente os esforços que teriam que ser feitos neste caso, para a recuperação do avião".

Viegas lembrou que o nível de informação a respeito do vôo do monomotor de Martinez era mínimo, pois não havia um plano de vôo. "Isso não se faz, é uma temeridade em que muitas vezes um transporte ou um divertimento são transformados em desastre", advertiu.

A aeronave decolou de Curitiba as 9h30, em direção a Navegantes, em Santa Catarina. Quando o avião sobrevoava entre Guaratuba, no litoral do Paraná, e Piçarras (SC), o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) perdeu contato. De acordo com bombeiros, testemunhas escutaram uma explosão nas proximidades de um morro.

Além de Martinez, dois assessores, André e João Luis, e o piloto Cláudio Luiz da Luz estavam a bordo. Ontem, as buscas foram realizadas com a utilização de dois helicópteros, um bandeirante da Força Aérea Brasileira, e um da Polícia Militar.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo