Encontrada substância radioativa em dois aviões da British Airways

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 29 de novembro de 2006 as 20:50, por: CdB

Rastros de uma substância radioativa foram encontrados em dois aviões da empresa British Airways (BA), na investigação sobre a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, confirmou nesta quarta-feira a própria companhia aérea em um comunicado.
Um terceiro avião foi examinado, acrescentou a BA, que afirmou que os três aviões foram retirados de circulação.

Os pequenos rastros de radiação foram encontrados em aviões 767. Dois dos aviões estão parados no aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados da Grã-Bretanha, informou a BA. A empresa aérea avalia que o risco ao público que utilizou essas aeronaves é pequeno. Mas que iria contactar os usuários dos aviões.

Segundo o escritório da rede britânica BBC em Moscou, a British Airways informou que o terceiro avião está neste momento no aeroporto de Domodedovo. Um grupo de especialistas ingleses irá a Moscou em breve para fazer testes na aeronave.

A autoridades entraram em alerta principalmente porque os rastros de radiação foram encontrados dias após a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, que morreu na última quinta-feira após ter sido envenenado com o uso de material radioativo.

Altas doses de polônio-210, um elemento radioativo normalmente encontrado em instalações nucleares, foram encontrados no corpo do ex-espião russo, e traços de radiação foram encontrados em locais de Londres relacionados com a investigação de sua morte.

Para a BBC, os traços de radiação podem ter ficado nos aviões através de alguém que teve contato com . Ou pode também ter chegado às aeronaves com alguém que entrou na Grã-Bretanha. A contaminação pode ter acontecido em outubro deste ano, segundo informa a BBC.