Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Enchentes pioram na Ásia e deixam dezenas de mortos

Arquivado em:
Segunda, 19 de Julho de 2004 às 07:19, por: CdB

Ao menos 35 pessoas morreram na Índia nesta segunda-feira, quando um ônibus saiu de uma estrada em meio a fortes chuvas de monções. Essas foram as últimas vítimas de semanas de chuvas torrenciais que já deixaram milhões de pessoas desabrigadas no sul da Ásia neste ano.
As monções e as enchentes provocadas pelas chuvas mataram mais de 400 pessoas na região e deixaram mais de 8 milhões desabrigadas ou isoladas.

Autoridades de Bangladesh disseram que o nível das águas continuava a subir de forma alarmante depois de novas chuvas terem atingido a região na noite de domingo. Em 1998, as enchentes mataram 3.500 pessoas e inundaram dois terços do país. "A situação é muito ruim. E deve piorar ainda mais se as fortes chuvas continuarem", afirmou uma autoridade policial em Manikganj, cidade localizada a oeste de Daca.

A polícia do Estado indiano de Bengala Ocidental, que faz fronteira com Bangladesh, disse que muitos passageiros no ônibus morreram afogados depois de o veículo ter caído em uma vala cheia de água.  O sul da Ásia enfrenta as piores chuvas dos últimos 15 anos. "A maior parte dos rios está enchendo e está mudando rapidamente de curso", afirmou S.R. Islam, uma autoridade da área de controle de enchentes da cidade de Guwahati (leste da Índia).

Ele disse que soldados haviam sido enviados em botes de borracha para operações de resgate depois que fortes chuvas no nordeste da Índia provocaram mais inundações. Desde sexta-feira, fortes chuvas atingiram também outras partes da Ásia, entre elas a região central da China e o Japão, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas.

Nesta segunda-feira, em Bangladesh, cinco pessoas morreram afogadas quando o barco em que estavam afundou. Desde julho, 144 pessoas foram mortas pelas enchentes no país. Neste domingo, moradores do Nepal sacrificaram bodes nos rios caudalosos enquanto pediam ao deus hindu Indra que colocasse fim às enchentes no sul da Ásia. 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo