Entenda como empresas que investiram em marketing digital na pandemia lucraram mais e conseguiram mais visibilidade na internet
A criação de sites e lojas virtuais nunca foi tão buscada como foi durante a pandemia do novo coronavírus (Covid 19). Com a crise causada pelo isolamento social para conter o crescimento dos casos e mortes pelo vírus, muitas empresas tiveram que fechar as portas, o que afetou negativamente o faturamento. Por isso, investir no marketing digital virou tendência entre diversas empresas como medida para manter o negócio funcionando. Porém, como os empresários ficaram de portas fechadas, muitos funcionários ficaram desempregados e ociosos em casa. O resultado foi que o público online na internet ficou muito maior durante muito tempo, e principalmente, durante todo o dia e em uma parte da noite. Desta forma, as empresas que investiram no marketing digital em redes sociais, anúncios patrocinados e outros canais de aquisição, tiveram um aumento expressivo nas vendas. Alguns segmentos alcançaram um faturamento superior aos tempos normais, quando ainda não havia a imposição do lockdown, como foi o caso dos e-commerces.O crescimento do e-commerce durante a pandemia
Em uma pesquisa feita pela Mobile Time e Option Box, as categorias que tiveram um aumento maior de vendas na internet foram:- Refeições: 49%;
- Roupas: 43%;
- Alimentos: 42%;
- Eletrônicos: 33%;
- Remédios: 30%.
Quais estratégias de marketing digital foram mais utilizadas durante a pandemia?
Segundo Lucas Ferraz, especialista em marketing digital e crescimento online sustentável, é difícil mensurar quais estratégias foram mais adotadas e quais deram mais resultado. Mesmo assim, sabe-se que foram estratégias de curto prazo, e em alguns casos, atreladas a estratégias de médio e longo prazo. Acerca disto, é possível concluir que, focando no curto prazo, as estratégias mais adotadas e lucrativas são:- Tráfego pago;
- E-mail marketing;
- Inbound Marketing;
- Social Media.
- SEO;
- Marketing de conteúdo.