Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Empresas que investiram em marketing digital na pandemia lucraram mais

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Quarta, 09 de Junho de 2021 às 22:58, por: CdB

Entenda como empresas que investiram em marketing digital na pandemia lucraram mais e conseguiram mais visibilidade na internet

A criação de sites e lojas virtuais nunca foi tão buscada como foi durante a pandemia do novo coronavírus (Covid 19). Com a crise causada pelo isolamento social para conter o crescimento dos casos e mortes pelo vírus, muitas empresas tiveram que fechar as portas, o que afetou negativamente o faturamento. Por isso, investir no marketing digital virou tendência entre diversas empresas como medida para manter o negócio funcionando. Porém, como os empresários ficaram de portas fechadas, muitos funcionários ficaram desempregados e ociosos em casa. O resultado foi que o público online na internet ficou muito maior durante muito tempo, e principalmente, durante todo o dia e em uma parte da noite.
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Imagem: freepik
Desta forma, as empresas que investiram no marketing digital em redes sociais, anúncios patrocinados e outros canais de aquisição, tiveram um aumento expressivo nas vendas. Alguns segmentos alcançaram um faturamento superior aos tempos normais, quando ainda não havia a imposição do lockdown, como foi o caso dos e-commerces.

O crescimento do e-commerce durante a pandemia

Em uma pesquisa feita pela Mobile Time e Option Box, as categorias que tiveram um aumento maior de vendas na internet foram:
  1. Refeições: 49%;
  2. Roupas: 43%;
  3. Alimentos: 42%;
  4. Eletrônicos: 33%;
  5. Remédios: 30%.
Em outra pesquisa, a Neotrust informou que o setor de e-commerce no Brasil teve mais de 300 milhões de vendas e faturou mais de 126 bilhões de reais em 2020. O destaque é que de todas estas vendas, aproximadamente 47% dos clientes fizeram sua primeira compra na internet neste período. Tudo isso é resultado do esforço destas empresas em planejar e executar estratégias de marketing digital para ganhar mais visibilidade na internet, o que afeta diretamente o faturamento. Graças a isto, muitos novos empregos foram gerados, o que atenuou o crescimento do desemprego no país, desacelerando o agravamento da crise financeira que o Brasil enfrenta.

Quais estratégias de marketing digital foram mais utilizadas durante a pandemia?

Segundo Lucas Ferraz, especialista em marketing digital e crescimento online sustentável, é difícil mensurar quais estratégias foram mais adotadas e quais deram mais resultado. Mesmo assim, sabe-se que foram estratégias de curto prazo, e em alguns casos, atreladas a estratégias de médio e longo prazo. Acerca disto, é possível concluir que, focando no curto prazo, as estratégias mais adotadas e lucrativas são:
  1. Tráfego pago;
  2. E-mail marketing;
  3. Inbound Marketing;
  4. Social Media.
Já as estratégias de médio e longo prazo, constam as seguintes estratégias:
  1. SEO;
  2. Marketing de conteúdo.
Além de aplicar estas estratégias, grandes empresas como a Magazine Luiza e a Amazon deram ênfase a programas de marketing de afiliados.

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados permite que pessoas comuns possam divulgar serviços e produtos de terceiros em troca de comissões. E devido ao desemprego, muitas pessoas investiram no marketing de afiliados da Amazon e da Magazine Luiza, o que proporcionou o crescimento de vendas destas empresas e a recorrência salarial destas pessoas, o que é bom para os dois lados.

Como foi o crescimento do marketing de afiliados e o impacto disto nas vendas online

Visto que muitas pessoas passaram a trabalhar como autônomo na internet através do marketing de afiliados, muitas vendas foram geradas, o que contribuiu para o aumento das vendas online no setor de e-commerce.

Panorama atual

Mesmo com o encerramento das medidas de lockdown, o Brasil ainda está em situação de distanciamento social e a população está aguardando as vacinas para que a sociedade e o mercado voltem ao normal. De acordo com um levantamento realizado por profissionais de marketing digital no LinkedIn e no Twitter, as empresas tendem a investir mais na publicidade na internet mesmo após o encerramento da crise.

Conclusão

Investir no marketing digital é um caminho sem volta, afinal, os consumidores usam a internet diariamente, trazendo sentido para este tipo de investimento. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.
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