O código de conduta voluntário obriga as empresas a tomarem medidas na Europa dentro de 24 horas, na sequência de preocupações crescentes sobre a proliferação de conteúdos racistas
Por Redação, com Reuters - de Bruxelas:
Empresas de mídia social como Facebook, o Twitter e o Youtube do Google intensificaram a velocidade e o número de remoções de discursos de ódio em suas plataformas em resposta à pressão da União Europeia para fazer mais no sentido de enfrentar a questão, segundo os resultados de uma avaliação da UE.
O Facebook ganhou elogios particulares por revisar a maioria das queixas no prazo de 24 horas estabelecido em um código de conduta. Acordado em dezembro pela Comissão Europeia, Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube.
Chamando os resultados de "encorajadores" pelo empenho da Comissão na autorregulação, a Comissária de Justiça, Vera Jourova. Ela disse que a proporção de itens de ofensas retirados dobrou e as ações foram tomadas mais rapidamente do que o verificado na UE há seis meses.
– Isso ... mostra que uma abordagem autorregulatória pode funcionar. Se todos os atores fizerem sua parte. Ao mesmo tempo, as empresas ... precisam avançar para cumprir todos os compromissos – afirmou Jourova em comunicado. Acrescentando que as empresas devem fornecer mais respostas às pessoas que trouxeram abusos à sua atenção.
Código
O código de conduta voluntário obriga as empresas a tomarem medidas na Europa dentro de 24 horas. Na sequência de preocupações crescentes sobre a proliferação de conteúdos racistas e xenófobos nas mídias sociais desencadeadas pela crise dos refugiados e ataques na Europa Ocidental.
Isso incluiu a remoção ou desabilitação do acesso ao conteúdo. Se necessário, uma melhor cooperação com as organizações da sociedade civil e a promoção de "contra-narrativas". Para discursos de ódio.