O empresário Robert F.X. Sillerman anunciou na quinta-feira ter concordado em comprar 85 por cento da herança de Presley, incluindo os direitos sobre o nome do cantor e a administração de sua célebre mansão Graceland, num negócio de 100 milhões de dólares.
Sillerman, que fundou e mais tarde vendeu a operadora de rádio SFX Broadcasting e a empresa de promoção de shows SFX Entertainment, vai adquirir a participação na Elvis Presley Enterprises (Empreendimentos Elvis Presley) da filha do cantor, Lisa Marie Presley.
Ele descreveu Elvis, que ficou conhecido como o Rei do Rock, como "o mais significativo ícone da cultura pop americana".
Além de administrar Graceland, a residência de Elvis em Memphis, Tennessee, Sillerman vai ser dono do nome e da imagem do artista, dos direitos sobre suas fotos e da receita advinda de sua música, seus programas de TV e seus filmes, como "Jailhouse Rock".
O título de propriedade de Graceland e do terreno em que a mansão está situada, além da maioria dos objetos pessoais de Elvis, vai continuar nas mãos de Lisa Marie Presley. O complexo para visitantes de Graceland e o "Heartbreak Hotel", do outro lado da rua, serão vendidos.
Elvis Presley, que morreu em Graceland em 1977, atuou em 31 filmes e vendeu mais de 1 bilhão de discos. Mais de 600 mil pessoas visitam Graceland todos os anos. A Elvis Presley Enterprises gerou receita de 45 milhões de dólares em 2003 e 38 milhões nos três primeiros trimestres deste ano.
Em comunicado à imprensa, Sillerman disse que vai pagar 53 milhões de dólares em dinheiro, assumir 25 milhões de dólares da dívida da Elvis Presley Enterprises e pagar o restante em ações.
Lisa Marie Presley disse que há vários anos vinha procurando um sócio para ajudar a ampliar a Elvis Presley Enterprises e espera que o acordo preserve o legado de seu pai.
"Minha maior responsabilidade para com meu pai é preservar e proteger seu legado, e esta é uma estrutura nova e promissora que abre uma gama incrível de oportunidades", disse ela.
Priscilla Presley, mãe de Lisa Marie e ex-mulher de Elvis, vai continuar a exercer as funções de consultora executiva da empresa.