O time de Lionel Messi tem 25 pontos e ocupa a sexta colocação das eliminatórias sul-americanas de 10 seleções, no qual só as quatro primeiras colocadas garantem uma vaga
Por Redação, com Reuters - de Buenos Aires/La Paz:
Bicampeã mundial e vice em 2014, a Argentina corre sério risco de não se classificar para a Copa do Mundo de 2018 depois de ficar em um empate sem gols com o Peru na noite de quinta-feira.
O time de Lionel Messi tem 25 pontos e ocupa a sexta colocação das eliminatórias sul-americanas de 10 seleções; no qual só as quatro primeiras colocadas garantem uma vaga automática para a Rússia.
A Argentina visitará o Equador na altitude elevada de Quito na última rodada das eliminatórias, na terça-feira; e os peruanos, que esperam ir ao Mundial pela primeira vez em 36 anos, receberão a Colômbia em Lima.
Com 38 pontos, o Brasil já se classificou para o torneio do ano que vem; enquanto o Uruguai, que tem 28, só precisa de um empate em seu jogo final com a Bolívia para avançar. O Chile está em terceiro e os colombianos em quarto, ambos com 26 pontos.
Os argentinos vêm tendo dificuldades para marcar gols em uma campanha classificatória tímida na qual já tiveram três técnicos.
Mas não foi por falta de tentativa que o time terminou com o terceiro empate seguido nas eliminatórias sob o comando de Jorge Sampaoli. A Argentina teve a maior parte da posse de bola e das chances. Mas as boas foram poucas.
Messi
Messi bateu de primeira para o gol após uma cobrança de escanteio de Ángel Di Maria; que o goleiro Pedro Gallese desviou logo no início do primeiro tempo, e mais tarde acertou a trave com um tiro de fora da área.
A Argentina poderia ter aberto o placar nos acréscimos do tempo inicial; quando Messi mandou um cruzamento alto para dentro da área que Dario Benedetto chutou por cima do travessão.
Etapa final
Na etapa final, os argentinos poderiam ter aproveitado duas oportunidades boas. Messi acertou a trave depois de receber um rebote de Gallese; e pouco depois o goleiro saltou para impedir um chute de longa distância de Lucas Biglia.
Gallese ainda salvou um tiro à queima-roupa de Papu Gomez; e o reserva Emiliano Rigoni também bateu longe após uma disparada de Messi.
O atacante do Peru Paolo Guerrero quase fez um gol nos momentos finais com uma cobrança de falta que Sergio Romero desviou por cima do travessão.
Brasil
A seleção brasileira empatou em 0 x 0 com a Bolívia, em La Paz; após criar várias chances de gol e parar nas defesas do goleiro Carlos Lampe, na quinta-feira, na penúltima rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Foi o segundo empate seguido do Brasil fora de casa, depois do 1 a 1 com a Colômbia em setembro.
O técnico Tite fez três alterações em relação ao time que atuou no último jogo: Thiago Silva foi escalado na zaga; Philippe Coutinho voltou no meio-campo e Alex Sandro jogou na lateral-esquerda; após os cortes de Marcelo e Filipe Luís por lesão.
No entanto, Thiago Silva se machucou e teve que ser substituído por Marquinhos antes dos 30 minutos.
Depois de um início de partida sem muitas emoções, o Brasil teve ótimas chances para abrir o placar no primeiro tempo, duas com Neymar e uma com Gabriel Jesus.
Na primeira delas, Neymar aproveitou uma bola espirrada, avançou sozinho, mas chutou em cima do goleiro Lampe, que fez a defesa.
Pouco depois, foi a vez de Gabriel Jesus ficar cara a cara com Lampe, mas a bola bateu no rosto do goleiro e saiu em escanteio.
Aos 43 minutos, Neymar foi lançado por Paulinho, passou pelo goleiro, chutou forte de perna esquerda e o zagueiro tirou de cabeça. No rebote, o atacante do PSG chutou de novo e mais uma vez o zagueiro tirou.
A Bolívia respondeu com uma bola na trave nos acréscimos, em um chute da entrada da área.
Segundo tempo
Logo no começo do segundo tempo, Paulinho desviou um cruzamento de pé direito, mas o goleiro de novo espalmou e a bola ainda bateu na trave.
Aos 15 minutos, Neymar teve outra chance, pelo lado esquerdo, e Lampe fez mais uma defesa.
Gabriel Jesus voltou a ter oportunidade clara aos 38 minutos, quando recebeu um ótimo cruzamento de Neymar, mas seu cabeceio parou nas mãos de Lampe, que se destacou na partida.
O Brasil encerra sua participação nas eliminatórias contra o Chile, na terça-feira, no estádio Allianz Parque, em São Paulo.