O furacão Emily atingiu cidades costeiras do México nesta segunda-feira, levando muitos turistas a deixar seus hotéis à beira-mar e procurar abrigo em locais mais seguros.
Com ventos de 215 km/h, o furacão de categoria 4 provocou a queda de cabos de eletricidade e árvores, além de ter provocado enormes ondas em Cancún e ao longo da área costeira.
- Essa é a primeira vez que faço uma viagem fora dos Estados Unidos e isso acontece.Vou continuar a rezar - disse Rod Jones, um professor de Michigan, sentado em um hotel sem luz.
O México paralisou a maior parte dos poços de petróleo offshore e dois portos de exportação do produto foram fechados devido ao agito do mar.
Em 1988, o furacão Gilbert destruiu casas e matou centenas de pessoas em Cancún. Neste domingo, o Emily matou quatro pessoas quando um carro foi levado pela água de uma enchente na Jamaica. Dois pilotos morreram no sábado, após o helicóptero em que estavam ter sido abatido pelo vento no golfo do México.
O Emily deve enfraquecer à medida que cruzar a península do Yucatan nesta segunda-feira, mas poderá voltar a ganhar força uma vez que deixar o golfo. Alertas de furacão deverão ser emitidos nesta segunda para a costa sul do Texas e para o nordeste do México.
Às 3h (horário de Brasília), o centro do furacão estava a sudoeste da ilha de Cozumel, famoso centro de mergulho.