A Embratur lança nesta sexta-feira, às 11h, em Niterói, um roteiro turístico internacional composto por obras de Oscar Niemeyer. O roteiro oferece um programa de visitação a algumas das principais obras do arquiteto erguidas em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Niterói.
Criado pela Embratur e pela Fundação Oscar Niemeyer, a partir da cronologia das obras de Niemeyer, o programa retrata parte dos 70 anos de história do criador dos prédios da administração pública da capital federal e de outros tantos monumentos reconhecidos internacionalmente.
- Niemeyer é conhecido internacionalmente, e isso torna-se um foco de atração a turistas interessados em arquitetura, cultura e patrimônio. Num primeiro momento a idéia é agregar mais uma opção consistente do ponto de vista cultural ao turista que vem ao Rio. Depois, vamos trabalhar com um perfil muito ligado à Europa e que tem interesses culturais muito definidos, como os estudantes de arquiteturas e profissionais - diz Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur.
Ao lançar o Roteiro Niemeyer, a Embratur dá seguimento à estratégia de diversificar a oferta aos turistas estrangeiros. O novo roteiro vai ampliar o leque do produto Cidades Patrimônio, promovido no exterior em feiras e eventos onde o turismo brasileiro marca sua presença.
- Esta primeira ação é uma ação institucional. Assim que a inserção do roteiro na promoção comercial será rápida. Estou convencido do interesse do público - disse o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.
Para a cerimônia de lançamento do Roteiro Niemeyer, foram convidados 35 operadores de turismo. Estarão presentes o presidente da Embratur e o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da empresa, Airton Pereira; o coordenador da Unesco no Rio de Janeiro, Pedro Lessa; o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto; e o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Pedro Maciel, além de outras autoridades e representantes da Fundação Oscar Niemeyer.
O Caminho Niemeyer, embora ainda inacabado, é um conjunto arquitetônico que reúne onze obras do arquiteto em Niterói, incluindo o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1997, e obras como o Centro de Memória Roberto Silveira (sobre a história do estado), a Catedral Católica, a Igreja Batista de Niterói, a Fundação Oscar Niemeyer (centro de estudos de arquitetura e artes plásticas), o Teatro Popular, a Estação Hidroviária (que substituirá a atual estação de barcas do Centro da cidade).
O Museu BR de Cinema recebeu recentemente um aporte da Petrobras de R$ 10 milhões para a conclusão de obras estruturais. O projeto também prevê a construção de uma capela sobre o mar.