A Embratur está combatendo o turismo sexual e debatendo o assunto com representantes do setor. A informação foi dada pelo presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz..
- Deixamos claro para os clientes do exterior que estamos combatendo, da melhor forma possível, as mazelas que vêm de um modelo econômico historicamente perverso - destacou Sanovicz, no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a menina dos olhos das operadoras é um programa que promove visita a países destacados por tipos específicos de turismo, como de pesca e ecológico.
Sanovicz revelou que o Rio de Janeiro ainda recebe o maior número de turistas, seguido por São Paulo.
- Enquanto o Rio lidera o volume de eventos associativos, como associações de médicos, engenheiros etc, os eventos de caráter corporativo têm tido São Paulo como base de um número cada vez mais expressivo - disse.
Para ele, atualmente o importante é fazer associações entre os destinos.
- Não se faz mais, de maneira eficaz, promoção isolada de destino. O importante é fazer São Paulo junto com Rio, Salvador com Maceió e Recife - afirmou.
O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, afirmou, no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que a estabilidade da média da diária hoteleira mostra a competitividade do turismo brasileiro. A respeito da exploração sexual, ele ressaltou a importância do Disque-Denúncia (0800 99 0500).
- Temos que banir do nosso país esse tipo de turismo - ressaltou.
Segundo ele, o mercado de trabalho precisa mais de técnicos que de bacharéis em Turismo. Para Carvalho, a profissão jamais será regulamentada.
- Quem disser isso está fazendo demagogia - afirmou, ressaltando que, a regulamentação da atividade, no entanto, pode acontecer.