Embaixada da Índia no Brasil presta homenagem ao BRICS em Chá com Letras

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 15 de outubro de 2016 as 13:17, por: CdB

Convidado especial da embaixada da Índia, o poeta indiano Makarand R. Paranjape teve destaque especial no encontro. Na ocasião, o livro bilíngüe do poeta Paranjape em Inglês e Português – Transit Passageiros / Passageiro em Trânsito – foi apresentada ao público brasileiro

 

Por Redação, com ACS – de Brasília

 

Às vésperas da reunião de cúpula do grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS, na sigla em inglês), a embaixada indiana realizou em sua sede, na Capital Federal, a 10ª edição do sarau Chá com Letras,. O encontro reuniu os poetas brasileiros Antonio Miranda, Lilia Diniz, Zenilton Gayoso e o escritor Edmilson Caminha.

O sarau Chá com Letras marcou a homenagem da embaixada da Índia, no Brasil, ao encontro dos BRiCS
O sarau Chá com Letras marcou a homenagem da embaixada da Índia, no Brasil, ao encontro dos BRICS, com o professor Paranjape ao microfone

Convidado especial, o poeta indiano Makarand R. Paranjape teve destaque especial no encontro. Na ocasião, o livro bilíngüe do poeta Paranjape Passageiro em Trânsito, nas versões em inglês e português, foi apresentado ao público brasileiro. Os aplausos também seguiram para os esforços do diplomata Abhay Kumar, encarregado de Negócios no Brasil. Com sua equipe, aproveitou a oportunidade para reunir escritores e poetas do Brasil e da Índia.

No Chá com Letras, foram lidos poemas de Makarand Paranjape sobre a vida no Brasil. Ele reviveu, ainda, as lembranças da visita da poeta brasileira Cecilia Meireles à Índia, em 1953, e aclamou o trabalho da poetisa, nos versos escritos na Índia.

A coleção de poemas ‘Passageiro em Trânsito’ do poeta Paranjape é inspirado por sua viagem e estadia no Brasil. Uma reflexão pessoal sobre como a poesia e os laços culturais entre Brasil e Índia. Na ocasião, o poeta e o diretor da Biblioteca Nacional brasileira Antonio Miranda leu poemas de Makarand Paranjape, em Português.