Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

Em domingo de convenções, o Rio conhece os seus candidatos

Arquivado em:
Domingo, 25 de Junho de 2006 às 20:13, por: CdB

Senador e agora candidato ao governo do Estado do Rio pela legenda do PMDB, Sérgio Cabral chegou à convenção estadual do PMDB, na Fundição Progresso, na Lapa, por volta de 12h30 deste domingo. Ele adiantou que não pretende apoiar, oficialmente, nenhum candidato à Presidente da República e liberou prefeitos, vereadores e deputados do partido no Estado para declarar apoio a quem considerarem a melhor opção. Cabral afirmou também que a executiva estadual do partido deverá centrar o foco de seus esforços na eleição regional.

- Meu palanque é o do Rio - disse.

Quanto ao apoio do ex-governador do Estado Anthony Garotinho e da governadora Rosinha Garotinho na campanha, o candidato preferiu a discrição:

- O papel da governadora é governar. O serviço público não pode parar. Garotinho é presidente do PMDB no Rio e terá mais liberdade para caminhar conosco. Houve avanços importantes nos governos deles. Há o que se conservar e o que se consertar - disse.

A convenção da legenda reuniu, além dos candidatos a deputados estaduais, federais, senadores e ao governo estadual, cerca de 5 mil militantes que chegaram em ônibus fretados por líderes partidários em diversos municípios no interior do Estado.

'Lula nunca mais'

Garotinho voltou a atacar as Organizações Globo neste domingo. Ele desmentiu as informações veiculadas nas emissoras do grupo de que pretendia trocar o PMDB pelo Partido Socialista Cristão (PSC).

- Isso não foi colocado em momento algum. A Globo é que tem mania de criar um fato para depois desmentir a si própria. Não vou deixar o PMDB - disse ele em uma rápida entrevista durante a convenção estadual do partido.

Garotinho e a mulher dele, a governadora Rosinha, chegaram por volta do meio-dia ao local do evento. Eles descartaram o apoio a qualquer dos dois principais concorrentes ao Palácio do Planalto.

- Sempre combati a política econômica do PT e do PSDB. Vou anunciar a decisão depois do dia 5 de julho, quando o quadro eleitoral estiver fechado - previu.

Tanto Garotinho quanto Rosinha disseram que a atuação deles na campanha de Sérgio Cabral a governador será de acordo com os interesses do candidato. Perguntada sobre o que faria caso Cabral declarasse apoio à Lula, Rosinha foi taxativa:

- Ele (Cabral) não vai declarar apoio à Lula. Mas se declarar, que é um direito dele, nós não faremos o mesmo. Lula nunca mais!.

Dissidência

Presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB-RJ) fez uma declaração polêmica na convenção do partido. Ele adiantou não se sentir obrigado a fazer campanha para o candidato do PP ao Senado, Francisco Dornelles, pois o partido não fechou um acordo de coligações estaduais e federais. Picciani, que chegou a se candidatar ao Senado, decidiu retirar sua candidatura, mas deverá levar o seu apoio à deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ), que concorre ao cargo, segundo a assessoria de imprensa do partido.

Mineiro no Rio

De bem com seu eleitorado, em Minas Gerais, o governador Aécio Neves veio ao Rio, neste domingo, animar a convenção do PSDB. Aécio Neves posou de cabo eleitoral do candidato do PSDB ao governo do Rio, Eduardo Paes. Ele participou da convenção realizada na sede do partido, na Cinelândia, Centro do Rio, pediu votos para Paes e afirmou que está a serviço da campanha de Geraldo Alckmin à Presidência.

Eduardo Paes não poupou críticas ao casal Garotinho:

- Precisamos dar um fim à política mentirosa dos últimos oito anos. A única coisa que eles fizeram foi trazer o atraso e a decadência para o Estado.

Aliança

Também neste domingo, na casa de shows Olimpo, na Zona Norte do Rio, o Partido da Frente Liberal (PFL), sucedâneo da antiga Aliança Renovadora Nacional (Arena) formalizou a aliança entre os partidos PFL, PPS e PV e reproduziu uma fotografia insólita. Ao lado de líderes da extrema direita no

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo