Elliott Management pressiona reestruturação na Samsung

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Publicado quinta-feira, 6 de outubro de 2016 as 10:51, por: CdB

Os investidores e analistas disseram que a última jogada do Elliott poderia abrir o caminho para a família fundadora Lee abraçar a mudança

Por Redação, com Reuters – de Seul/Nova York:

As ações da Samsung Electronics avançaram para máximas recordes nesta quinta-feira. Depois que o fundo ativista Elliott Management apresentou propostas não solicitadas para uma reestruturação corporativa radical na maior fabricante de smartphones do mundo.

As ações da Samsung Electronics avançaram para máximas recordes nesta quinta-feira
As ações da Samsung Electronics avançaram para máximas recordes nesta quinta-feira

Uma tentativa do fundo de hedge dos Estados Unidos para transformar o maior conglomerado da Coreia do Sul no ano passado fracassou.

Mas os investidores e analistas disseram que a última jogada do Elliott poderia abrir o caminho para a família fundadora Lee abraçar a mudança. Cimentando o seu domínio, uma vez que negocia a sucessão de seu patriarca enfermo para a próxima geração e um robusto projeto de lei de imposto sobre herança.

Problemas

A abordagem pelo Elliott, que detém 0,62% da Samsung Electronics, acontece enquanto o gigante de tecnologia enfrenta novas reivindicações de problemas com seu smartphones Galaxy Note 7. Com uma notícia de que um aparelho começou a soltar fumaça dentro de um avião nos EUA na quarta-feira.

A Samsung disse que vai “analisar cuidadosamente” as propostas do Elliott. Para dividir a empresa em uma holding e uma empresa operacional, bem como um dividendo de 30 trilhões de wons (US$ 27 bilhões) dos US$ 70 bilhões do seu caixa.

As ações subiram 5 % no maior preço do dia, para um novo recorde, antes de fechar com acréscimo de 4,5 %.

O futuro da Samsung, incluindo os seus planos de sucessão. Tem sido um assunto de intenso escrutínio desde que o patriarca do grupo, Lee Kun-hee. Agora com 74 anos, foi incapacitado por um ataque cardíaco em maio de 2014.

Apple, Google e Coca-Cola

A Apple, o Google e a Coca-Cola estão no topo da lista das 100 marcas mais valiosas do mundo. Em 2016, enquanto as marcas de tecnologia e automotivas dominaram os rankings em geral. De acordo com um novo relatório da consultoria de marcas Interbrand.

Microsoft, Toyota, IBM, Samsung Electronics, Amazon.com, Mercedes-Benz e General Electric também estavam na lista das 10 principais. De acordo com o relatório Melhores Marcas Globais em 2016, da Interbrand.

O Facebook, a gigante do varejo online Amazon e a empresa de brinquedos Lego são as marcas que mais crescem.

As classificações do relatório foram baseadas em performance financeira. Sua influência nos consumidores e poder de comandar preços altos, ou direcionar vendas da empresa.

O valor de marca da Apple subiu 5 % ante um ano atrás, para US$ 178 bilhões. O valor de marca do Google aumentou 11 % ante um ano atrás, para US$ 133 bilhões, de acordo com o relatório.

Apple, Google e Coca-Cola são as marcas mais valiosas. “Suas finanças são fortes, suas marcas são poderosas guias de escolha. E são muito fortes em comparação aos competidores”, disse o presidente-executivo global da Interbrand, Jez Frampton.