Eletrobras prevê investir R$14,1 bi em 2015

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Publicado terça-feira, 30 de dezembro de 2014 as 15:44, por: CdB

A estatal elétrica Eletrobras estima orçamento de R$14,1 bilhões para investimentos em 2015, mesmo patamar que havia previsto para 2014, quando deverá de fato investir R$12 bilhões, informou em comunicado nesta terça-feira.

Eletrobras
Até novembro deste ano, a companhia investiu R$10,2 bilhões

Até novembro deste ano, a companhia investiu R$10,2 bilhões e prevê o desembolso de outros R$1,8 bilhão até o fim de dezembro.
“A reestruturação dos processos empresariais, a readequação dos custos em relação às receitas e a otimização dos esforços entre as empresas Eletrobras, questões que já vinham sendo tratadas nos últimos anos, serão intensificadas em 2015”, informou a companhia.
Em 2015, a estatal irá iniciar a implantação do Plano Estratégico 2015-2030, por meio do qual pretende ficar entre as três maiores empresas globais de energia limpa e entre as dez maiores do mundo em energia elétrica, “com rentabilidade comparável às melhores do setor”.
Investimentos realizados
No acumulado de janeiro a novembro, a Eletrobras investiu R$5,7 bilhões no segmento de geração de energia, 3,7 bilhões em transmissão, R$600 milhões em distribuição e R$200 milhões em outras frentes.
Até 31 de dezembro, a empresa deverá elevar sua capacidade de geração de energia em 1.609,1 megawatts (MW), o que representa 26% de 6,2 gigawatts (GW) previstos para o país.
Já em transmissão, de forma individual ou por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs), a Eletrobras possui empreendimentos contratados, em construção ou a iniciar que vão incorporar ao Sistema Interligado Nacional (SIN), até 2019, cerca de 13,5 mil quilômetros de linhas de transmissão.
Em 2015, a empresa pretende finalizar as obras da interligação Brasil-Uruguai em 500kV para que até o fim do primeiro semestre do próximo ano o Uruguai já esteja sendo abastecido com energia brasileira por meio dessa linha.
No segmento de distribuição, foram construídas quatro novas subestações e instalados mais de 9.500 quilômetros de redes. Até novembro, as distribuidoras do grupo obtiveram um acréscimo de 130 mil novos clientes.