O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em seu programa de rádio Café com o Presidente, que o governo dará continuidade ao aumento de recursos para a educação.
- Para 2005, nós temos R$ 1,7 bilhão a mais para a educação. Nós acreditamos que sem educação nenhum país do mundo vai para a frente, por isso que nós estamos aumentando a verba para a educação em 2005 e vamos aumentar ainda muito mais em 2006 - explicou Lula.
O Ministério da Educação (MEC) também vai investir na formação profissional. Para isso, segundo o presidente, o orçamento de 2005 já conta com R$ 130 milhões. Lula ainda destacou os convênios que o MEC tem firmado com fábricas para oferecer cursos profissionalizantes dentro dessas empresas. O governo pretende contratar mais 6.000 professores até 2006.
- Essa [a formação profissional] é uma exigência do mercado e nós sabemos que os jovens só conseguem ter empregos se tiverem uma profissão". Se ele não tiver uma profissão, ele estará marginalizado desse processo - afirmou Lula.