Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Dirigentes da ONU dizem que nenhum país está salvo de terrorismo

Arquivado em:
Sexta, 12 de Março de 2004 às 12:55, por: CdB

Nenhum país pode se considerar a salvo do terrorismo, disseram nesta sexta-feira dirigentes da ONU que participam em Viena de uma conferência sobre a luta antiterrorista. Também estiveram no evento representantes da Organização para Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

- As pessoas acham que a Espanha tem o ETA [grupo separatista basco], o Marrocos, seus radicais islâmicos, e Bali, sua rede da Al Qaeda, mas isso afeta todo o mundo. O 11 de Setembro mudou a história do mundo. O terrorismo é a praga do século 21 - declarou o presidente do comitê de luta contra o terrorismo do conselho de segurança da ONU, o espanhol Inocencio Arias.

Em sua opinião, uma melhor cooperação internacional teria reduzido as probabilidades de êxito dos atentados de ontem em Madri, que deixaram 199 mortos e mais de 1.400 feridos.

- Não sei se teria impedido. Mas teria ajudado. Com muita cooperação internacional, os ataques terroristas poderiam fracassar 49 vezes a 50 - disse. Arias instou a todos os países a ratificarem e aplicarem as 12 convenções da ONU sobre o terrorismo.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo