Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Diplomata afirma que Irã está longe de conseguir enriquecer urânio

Arquivado em:
Quinta, 12 de Janeiro de 2006 às 08:07, por: CdB

O Irã concluiu a remoção de todos os lacres colocados pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em instalações de combustível nuclear do país, mas ainda está longe de conseguir enriquecer urânio, disse um diplomata ocidental nesta quinta-feira.

- Eles completaram a remoção dos lacres. Mas provavelmente terão que reconstruir todo o processo de enriquecimento das centrífugas. Há muita umidade, corrosão. Levará muito tempo - afirmou o diplomata, que não quis ser identificado.

Na terça-feira, o Irã começou a tirar os lacres da ONU no equipamento usado para enriquecer urânio, um processo de purificação que pode levar à fabricação de combustível ou de bombas. A União Européia e os EUA acreditam que o Irã quer produzir combustível nuclear para armas, mas Teerã insiste que suas ambições são limitadas à geração de eletricidade.

O governo americano disse nesta quarta-feira que a retomada das atividades em uma usina nuclear no Irã foi um "erro grave" e que é muito provável que o caso seja encaminhado para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para a avaliação de possíveis sanções contra o país.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo