Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2025

Diocese de Portland pede falência em meio a escândalo sexual

Arquivado em:
Quarta, 07 de Julho de 2004 às 06:31, por: CdB

A arquidiocese de Portland, no Oregon (Estados Unidos) declarou um pedido de falência, na que pode ser a primeira ação deste tipo tomada por uma diocese da Igreja católica nos Estados Unidos após as denúncias de abuso sexual.

A decisão suspende duas ações que buscam um total de 155 milhões de dólares de indenização, que deveriam ter começado nesta quarta-feira, disse a jornalistas o arcebispo John Vlazny. Segundo ele, o pedido de concordata permitirá à Igreja pagar todas as indenizações sem precisar vender os ativos da paróquia.

Ao pedir falência nos EUA, uma organização se livra da ameaça de ações de credores enquanto se reorganiza. "Isso nos permitirá continuar nosso bom trabalho sem temer um veredicto iminente e ainda maior. As atividades de nossa paróquia e escolas continuarão normalmente", afirmou Vlazny.

A arquidiocese pagou 21 milhões de dólares de seus próprios recursos para solucionar queixas nos últimos quatro anos e 53 milhões de dólares nas últimas cinco décadas, disse Vlazny. Porém, as companhias de seguro negaram-se a cobrir cerca de 60 ações existentes atualmente.
"O pote de ouro está bem vazio agora", afirmou. "As grandes companhias de seguro não estão pagando o que deveriam nas indenizações".

A igreja, que atende a cerca de 350 mil pessoas no Oregon, não quis identificar as seguradoras.
Os querelantes nos últimos casos, que acusam o ex-padre Maurice Grammond de abusar de mais de 50 garotos na década de 1980, acusaram a igreja de tentar esquivar-se de sua responsabilidade e evitar a divulgação pública do caso em um julgamento.  Para o advogado David Slader, "eles a igreja escolheram a saída mais fácil e barata e driblaram a responsabilidade".

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo