O Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, vai comemorar o Dia Internacional das Florestas, nesta terça-feira, promovendo uma aula de ciência diferente. Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Lourenço Filho vão participar do replantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica em uma das encostas do Parque Estadual do Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A aula faz parte dos eventos que estão sendo promovidos pelo IEF para comemorar o Dia das Florestas e o Dia Mundial da Água. Para chegar até o local do plantio, os alunos caminharão pela Trilha das Águas, onde terão informações sobre a necessidade de se preservar as matas para evitar a escassez de água e visitarão uma nascente.
O Parque Estadual do Grajaú, na Rua Comendador Martinelli 742, tem 55 hectares que se estendem da encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca. Um dos pontos mais vistosos do parque é a Pedra do Andaraí, que, com 444 metros de altura, atrai muitos alpinistas.
Dentre as espécies nativas do local, encontram-se o cedro, o ipê-amarelo, o jatobá e a carrapateira. Estes, dentre outros, serão alguns dos muitos atrativos dessa aula de ciências ao ar livre.