Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Descobridor do HIV propõe busca por vacina terapêutica

Arquivado em:
Sexta, 11 de Março de 2005 às 14:01, por: CdB

Os cientistas deveriam desenvolver a chamada vacina terapêutica para tratar de pessoas já infectadas pelo vírus HIV antes de buscarem uma vacina preventiva, disse na sexta-feira um dos descobridores do vírus.

Luc Montagnier, presidente da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids, disse que há imensos obstáculos técnicos ao desenvolvimento e teste de uma vacina profilática, e que uma abordagem por etapas seria a única opção realista.

Inicialmente, os pesquisadores deveriam testar várias fórmulas de vacinas terapêuticas, cujos resultados são fáceis de avaliar, e usar a melhor dessas fórmulas para criar um subproduto preventivo, afirmou ele em uma reunião da Agência Européia de Medicamentos.

- Uma vacina terapêutica pode levar alguns anos. Esta é minha previsão-- teremos uma vacina terapêutica que será um melhor substituto para a terapia anti-retroviral. Isso será muito importante, especialmente para pacientes do mundo em desenvolvimento, porque eles não poderão arcar com um tratamento (com remédios, como o atual).

Uma vacina preventiva é considerada a maior esperança em longo prazo para acabar com a pandemia da Aids, que atualmente afeta 40 milhões de pessoas, especialmente na África Subsaariana.

Cerca de 30 vacinas diferentes estão sendo testadas em experiências de pequena escala pelo mundo. Mas mesmo as mais avançadas, caso funcionem, devem demorar anos para chegar aos mercados, em parte por causa das dificuldades em realizar testes clínicos.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, que dedica grandes quantias às pesquisas com as vacinas, previu neste mês que será necessária mais de uma década para desenvolver uma vacina efetiva contra a Aids.

O HIV é um vírus notoriamente difícil de combater, por causa das suas constantes mutações e pelo fato de ele atacar o sistema imunológico, razão pela qual ele não provoca a reação normal do organismo.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo