A comissão externa que avalia a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, já está na região, onde permanece até esta quinta-feira. Na manhã desta quarta-feira, os parlamentares visitam Maloca Maturuca, Maloca Flexal e Uiramutã para debater o assunto com as comunidades locais.
À tarde, os parlamentares embarcam para Boa Vista, onde participam de reunião com o governador Flamarion Portela, no Palácio do Governo; e de debate com políticos, representantes da sociedade e dos índios no plenário da Assembléia Legislativa.
Fazem parte da comitiva o coordenador da comissão, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR); e os deputados Eduardo Valverde (PT-RO); Lindberg Farias (PT-RJ); José Rocha (PFL-BA); Asdrubal Bentes (PMDB-PA); Nicias Ribeiro (PSDB-PA); Zenaldo Coutinho (PSDB-PA); Luis Carlos Heinze (PP-RS); Jair Bolsonaro (PTB-RJ); Coronel Alves (PL-AP); e Colbert Martins (PPS-BA). Participam ainda das atividades a bancada federal de Roraima e as consultoras legislativas Alessandra Valéria e Kátia Carvalho.
Na semana passada o coordenador da comissão externa, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), reuniu-se com o ministro da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, para solicitar ao Governo Federal que a homologação da reserva indígena em Roraima seja feita após a conclusão dos trabalhos de acompanhamento que a Câmara está realizando.
Segundo Micheletto, o ministro garantiu que o Governo tem interesse em ouvir a Câmara sobre o assunto. É importante preservar o direito constitucional dos índios, mas, Micheletto ressalta que "não se pode esquecer da importância que aquela área tem para a soberania nacional."