Um deputado norueguês indicou o roqueiro irlandês Bob Geldof ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em prol dos países pobres. O Nobel da Paz é entregue anualmente pelo Comitê Norueguês do Nobel. Entre as pessoas qualificadas para indicar candidatos, estão deputados de várias partes do mundo.
A indicação de Geldof se deu enquanto os líderes do G8, o grupo dos oito países mais ricos do mundo, se reúnem na Escócia para discutir a assistência à África, sob a pressão do movimento em favor do perdão da dívida encabeçado por Geldof.
Os concertos Live 8 organizados pelo roqueiro tiveram por objetivo convencer os líderes do G8 a dobrar a ajuda, cancelar a dívida e buscar um comércio mais justo com a África.
- Em julho de 2005, Bob Geldof tomou a iniciativa de organizar uma série de concertos de rock para chamar a atenção do mundo para os problemas dos países pobres e para pressionar os líderes políticos mundiais a combater a pobreza - disse o deputado Jan Simonsen, em comunicado à imprensa.
A indicação foi para o Nobel da Paz de 2006, já que o prazo máximo para as indicações para o prêmio deste ano se esgotou em 1o de fevereiro.
Geldof ficou famoso como integrante dos Boomtown Rats antes de atuar no movimento de rock para fins humanitários Band Aids, 20 anos atrás. Seu projeto Live 8, assistido por 1,5 bilhão de pessoas, já levantou 100 milhões de dólares para os famintos da África.
Deputado norueguês quer Prêmio Nobel da Paz para Bob Geldof
Arquivado em:
Quarta, 06 de Julho de 2005 às 13:22, por: CdB