Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Denúncias começam afetar campanha de Schwarzenegger

Arquivado em:
Segunda, 06 de Outubro de 2003 às 14:00, por: CdB

As múltiplas acusações de assédio sexual às vésperas das eleições para o governo da Califórnia começam a se refletir no desempenho do ator Arnold Schwarzenegger nas pesquisas de opinião. A poucas horas do início da votação, uma nova pesquisa sugere que o apoio à destituição do governador Gray Davis e à eleição do astro de Hollywood estão caindo.

Na pesquisa encomendada pelo jornal Knight Ridder ao instituto Elway/McGuire Research, foram entrevistadas mil pessoas, de quarta-feira até sábado. No cômputo geral, 54% dos eleitores ainda apóiam a interrupção do mandato de Davis. Mas quando se separa a contagem dia por dia, o apoio à destituição cai de 52% na quarta-feira para 44% no sábado.

As primeiras acusações de assédio vieram à tona na quinta-feira, em reportagem publicada no jornal Los Angeles Times. Naquele mesmo dia, o ator reconheceu genericamente que se comportou mal em sets de filmagem no passado e pediu desculpas a quem pudesse ter se magoado com aquilo. Nos dias seguintes, as acusações se multiplicaram. Agora, já são 15 as mulheres que dizem ter sido agarradas, apalpadas e insultadas pelo ator.

Pesquisas internas do Partido Democrata citadas por Davis dão conta de que o apoio a sua permanência no cargo subiu para 50%, um ponto percentual acima do apoio à suspensão do mandato.

Na pesquisa Elway/McGuire, o número de eleitores que optariam por Schwarzenegger caso Davis deixe o cargo é de 36%. Em segundo lugar, vem o vice-governador Cruz Bustamente, com 29%. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais. Em sondagens anteriores, a vantagem de Schwarzenegger chegou a dez pontos.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo