Dennis é o nome da primeira tempestade tropical a ser elevada para o nível de furacão nesta temporada de tormentas no Atlântico. De acordo com informações divulgadas pelo National Hurricane Center, dos EUA, no final da noite desta quarta-feira, Dennis seguia em direção a região central do Caribe.
Uma projeção da rota que pode ser realizada por Dennis ainda mostra o agora furacão chegando ao Golfo do México no sábado, ameaçando alguns campos-chave de petróleo e de gás das costas da Louisiana, Mississipi e Alabama antes de chegar à Flórida no início da última segunda-feira.
Enquanto isso, um alerta de furacão continua ativo para a Jamaica, partes do Haiti, República Dominicana, Ilhas Cayman e Cuba.
A expectativa é de que o olho do furacão Dennis, que segundo o NHC é de categoria 1, deve se aproximar da Jamaica no início desta quinta-feira.
O Centro norte-americano acrescentou ainda que Dennis tinha ventos de 128 quilômetros por hora e deve se tornar um furacão ainda mais poderoso, com ventos de até 177 quilômetros por hora.
Separadamente, a tempestade tropical Cindy inundou ruas, paralisou a produção de petróleo e deixou sem energia elétrica milhares de pessoas na Louisiana e no Mississipi na quarta-feira.
Cindy abalou o litoral da Louisiana com ventos de 112 quilômetros por hora, somente um pouco abaixo dos 119 quilômetros por hora necessários para se tornar um furacão, segundo o NHC, de Miami.
A tempestade desativou linhas de energia em Nova Orleans onde comerciantes montaram barricadas com sacos de areia nas portas das lojas para se protegerem de uma eventual alta no nível da água. Cerca de 270 mil pessoas estavam sem energia elétrica.