Em sua festa de comemoração, Northam disse a seus apoiadores que uma vitória democrata arrasadora em seu Estado enviou uma mensagem ao país
Por Redação, com Reuters - de Washington:
O democrata Ralph Northam venceu uma disputa acirrada pelo governo do Estado norte-americano da Virgínia na terça-feira, causando um revés ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma vitória decisiva sobre um republicano que havia adotado algumas das táticas conflituosas do presidente.
Trump, que declarou seu apoio a Gillespie, mas não participou de sua campanha; fez uma pausa em sua turnê asiática para enviar tuítes e gravar mensagens na terça-feira apoiando o ex-presidente do conselho do Comitê Nacional Republicano.
Mas depois do resultado Trump logo se distanciou de Gillespie.
– Ed Gillespie trabalhou duro, mas não me aceitou, ou o que defendo – tuitou Trump. “Com a economia mostrando números recordes; continuaremos a vencer, ainda mais do que antes!”
Em sua festa de comemoração, Northam disse a seus apoiadores; que uma vitória democrata arrasadora em seu Estado enviou uma mensagem ao país.
– A Virgínia nos disse hoje para acabarmos com as divisões, que não compactuaremos com o ódio e a intolerância; e para acabarmos com a política que fragmentou o país – disse Northam.
A eleição da Virgínia
A eleição da Virgínia destacou uma série de votações estaduais e locais que também incluiu a escolha do novo governador de Nova Jersey, na qual o democrata Phil Murphy, um ex-banqueiro de investimento e embaixador na Alemanha, derrotou a republicana Kim Guadagno para suceder o também republicano Chris Christie.
Murphy prometeu se contrapor a Trump em Nova Jersey, que tem inclinação democrata. A vice-governadora Guadagno foi prejudicada por sua associação com o impopular Christie.