As viagens de retorno de atletas, demais componentes de delegações e turistas que vieram ao Rio de Janeiro para a Olimpíada, saindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão
Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro:
As viagens de retorno de atletas, demais componentes de delegações e turistas que vieram ao Rio de Janeiro para a Olimpíada, saindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão nesta quarta-feira, envolveram 41 voos previstos entre 1h35 da madrugada e 23h45. Ao todo, são 1.140 integrantes, entre atletas, comissão técnica, jornalistas, com um total de 2.841 bagagens. A informação é da concessionária Riogaleão.
Foram programadas partidas das delegações dos Estados Unidos, Burundi, Bahamas, Índia, Grécia, Armênia, Argélia, Mongólia, Somália, Trinidad e Tobago, Síria, Guiana, Honduras, Bermudas, Ilhas Salmão, Gâmbia, Sudão, Bareine, Tailândia, Maldivas, Camboja, Albânia, Suazilândia, Filipinas, Sérvia, Tunísia, Catar, Ilhas Marshall, São Cristóvão-Névis, Nicarágua, Eslovênia, República Tcheca, Bulgária, Peru, Nova Zelândia, Rússia, Romênia, Gabão, França, Letônia, Congo, Croácia, Áustria, Cabo Verde, Suécia, Polônia, Estônia, Eritreia, Lituânia, Madagascar, Jamaica, Papua Nova-Guiné, Ilhas Cayman, Guam, Etiópia, Dinamarca, Finlândia, Granada, Belarus, Coreia, Portugal e República da Moldova.
Segundo a concessionária, como as previsões foram enviadas pelos comitês organizadores dos Jogos, isso não significa que toda a delegação de um país, por exemplo, estará de partida. Outros atletas e delegações podem embarcar sem previsão.
Os voos da família olímpica desta quarta-feira foram com maior número de integrantes têm como destinos Paris, com 334 passageiros em 4 partidas, Dubai, nos Emirados Árabes (126) e Roma (110).
Turistas
Considerada a principal porta de entrada para o Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, recebeu, durante os Jogos Olímpicos, 1,17 milhão de turistas, sendo 410 mil estrangeiros, de acordo com o balanço final divulgado na terça-feira, pelo prefeito Eduardo Paes, no Rio Media Center (RMC). Na coletiva que contou com a presença do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, foi divulgado também o índice dos países que mais mandaram turistas para o Brasil, onde os Estados Unidos, Argentina e Alemanha foram os líderes. Foram registrados também 760 mil visitantes brasileiros, com a maioria vindo de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%).
O prefeito Eduardo Paes agradeceu a mobilização dos cariocas que receberam o maior evento esportivo do mundo de braços abertos.
- Os brasileiros, e especialmente os cariocas, mostraram aos turistas, a vontade de ajudar a fazer com que a Olimpíada acontecesse da forma grandiosa como aconteceu. Cerca de 95% dos turistas que vieram apontaram a vontade de voltar à nossa cidade.
De acordo com os dados do relatório, o gasto médio dos turistas estrangeiros e nacionais foram de R$424,62 e R$310,42 por dia, respectivamente, impactando positivamente a economia. Segundo segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a taxa de ocupação hoteleira da cidade do Rio de Janeiro duplicou, registrando uma ocupação de 94%. Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a Olimpíada trouxe visibilidade não só para a capital carioca, mas também para todo o Estado.
- Estamos muito felizes com os resultados do turismo no Rio de Janeiro. Além da boa ocupação hoteleira da capital, as cidades do interior também chegaram a 95% de ocupação, fruto do trabalho realizado pela secretaria em conjunto com os municípios.
Durante a coletiva, o prefeito mostrou o balanço de divulgação turística nos 65 postos da Riotur, em que foram registrados 300 mil atendimentos com a distribuição de 2,6 milhões de impressos que contavam com informações de interesse do turista, como mapas, guias do espectador, mini-mapa de transportes e revistas Visit.Rio, além de informações sobre o interior do estado.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.