A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alertas sobre a possível ocorrência de mar agitado no litoral dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nestes sábado e domingo. No Paraná, o alerta vale apenas para este domingo.
A previsão indica que as ondas em alto mar poderão alcançar 2,5 metros no litoral do Paraná e até 3 metros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, principalmente no sul deste estado, com propagação de sul/sudeste. Por isso, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações na costa dos três estados.
O mar agitado é conseqüência do deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano. O fenômeno, típico da Região Sul, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram o envio de alertas sobre mar agitado para a Região Sul.
Defesa Civil previne sobre mar agitado no litoral sul
Arquivado em:
Sábado, 25 de Março de 2006 às 07:49, por: CdB