Nove estados estão em alerta devido aos índices de baixa umidade registrados entre esta terça-feira e quarta-feira. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a umidade relativa do ar ficou em torno de 20% no Distrito Federal, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Minas Gerais e São Paulo.
Em São Paulo, o tempo seco predominou em todas as regiões e as condições de baixa umidade se intensificaram no centro-norte e oeste do estado. A temperatura máxima deve chegar aos 34ºC. Na capital, o sol permanece até quinta-feira, com máxima de 32ºC. No Rio de Janeiro, o sol forte também predominou e a temperatura foi até 31ºC nesta terça-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Minas Gerais, o alerta de baixa umidade é maior nas regiões oeste e centro-sul. A temperatura no Estado chega a 35ºC. No Mato Grosso do Sul, a máxima deve chegar a 39ºC e no Mato Grosso, a temperatura vai aos 40ºC.
Frente fria
No Rio Grande do Sul, uma frente fria avança e provoca a formação de nuvens carregadas, com risco de temporal. Ao longo desta terça-feira, a nebulosidade aumenta e a chuva já deve atingir hoje cidades próximas à fronteira com Uruguai.
Com a instabilidade, a temperatura sobe menos do que ontem, quando a máxima ficou próxima dos 35 graus na Grande Porto Alegre. Contudo, no norte gaúcho e nos estados de Santa Catarina e do Paraná, onde o ar quente ainda estará atuando, a temperatura segue muito elevada.
Extremos
Em menos de uma semana, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima no no Rio Grande do Sul foi de 40 graus. Depois de temperaturas negativas e queda de neve em muitas cidades - na quarta-feira, a mínima havia sido de -5,4ºC em São José dos Ausentes - a máxima no Estado, ontem, foi de 34,6ºC em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na capital, a máxima, à tarde, foi de 32ºC. Em Uruguaiana, chegou a 31ºC no início da tarde.