Os produtores rurais gaúchos comemoraram com foguetes e buzinaço a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que revogou a desapropriação decretada pelo governo federal, para fins de reforma agrária, do complexo da Estância do Céu, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul.
Logo depois de concluída a votação, com o plenário concedendo por oito votos a favor e dois contra o mandado de segurança ajuizado pelo proprietário Alfredo Southall contra a desapropriação, começou a festa no Centro de Tradições Caiboaté, em São Gabriel, onde cerca duas mil pessoas acompanhavam por um telão as imagens do julgamento transmitidas pela TV Justiça.
O proprietário da fazenda acompanhou o julgamento em sua casa, e logo depois de conhecido o resultado deslocou-se para o Centro de Tradições. Ao chegar afirmou que "foi feita Justiça porque a propriedade é comprovadamente produtiva".
Pela primeira vez no Rio Grande do Sul um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) foi acompanhado com tanto interesse como aconteceu na tarde desta quinta.
No acampamento dos sem-terra, à margem da BR-290, em Santa Margarida do Sul, a 18 quilômetros de São Gabriel, o julgamento foi acompanhado por alto-falantes. As três principais emissoras de rádio de Porto Alegre transmitiram a sessão no STF.
O resultado foi vaiado pelos sem terra, que nesta sexta-feira farão uma assembléia para decidir quais serão os próximos passos do grupo que estava em marcha desde o dia 10 de junho, em protesto pela suspensão da desapropriação da área de mais de 13 mil hectares, e onde seriam assentadas 530 famílias.
Decisão do STF é comemorada por ruralistas gaúchos
Arquivado em:
Quinta, 14 de Agosto de 2003 às 19:05, por: CdB