Com a denominação O Tempo das Mulheres, será realizada a primeira conferência da temporada de debates, promovida pela Fundação Escola de Serviço Público (Fesp) e a Secretaria de Cultura para as mulheres. O painel será apresentado pela professora Rosiska Darcy de Oliveira no próximo dia 8, que é o Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h, no auditório da Fesp, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo. A entrada é franca.
Rosiska trabalhou como jornalista na TV Globo, Jornal do Brasil e na revista Visão, antes de ser exilada pela ditadura militar. Na Suíça, criou o primeiro centro de estudos da mulher, participando do movimento feminista internacional.
A conferencista também fundou com o professor Paulo Freire o Instituto de Ação Cultural (IDAC) e, em 1997, o Centro de Liderança da Mulher (Celim), do qual é presidente, com um programa voltado para o fortalecimento da liderança feminina em todos os estados brasileiros.
O ciclo cultural trará sempre um tema novo e atual para o enriquecimento dos servidores estaduais, professores e alunos interessados em temas como literatura, sociologia, educação, música, teatro e cinema. Para o secretário estadual de Cultura, Arnaldo Niskier, e o presidente da Fesp, Luiz Carlos dos Santos, o ciclo cultural é mais uma iniciativa do governo para aprimoramento cultural dos fluminenses.