Milhares de cubanos foram convocados para comparecer às urnas amanhã, domingo, no segundo turno das eleições para escolher os vereadores das assembléias municipais em quase 1.200 circunscrições.
No total, estão em disputa 1.171 circunscrições, informou Rubén Pérez, membro da Comissão Eleitoral Nacional, ao jornal oficial Granma.
Os colégios eleitorais abrirão suas portas às 07.00 horas (09.00 de Brasília) e fecharão às 18.00 horas (20.00 de Brasília).
A lei Eleitoral cubana estipula que essas eleições sejam realizadas quando empatam dois ou mais candidatos, ou nenhum deles consegue mais da metade do número de votos válidos. No primeiro caso, participam os candidatos que ficaram empatados.
No segundo, os dois concorrentes são os que obtiveram o maior número de votos. Em ambos os casos, será considerado finalmente eleito o que receber mais votos.
Mais de 8,1 milhões de cubanos maiores de 16 anos, 96,6% do censo eleitoral, votaram nas eleições municipais realizadas em Cuba no último dia 17, segundo dados oficiais.
O ministro cubano de Justiça, Roberto Díaz Sotolongo, explicou que foram contabilizados apenas 2,64% de votos em branco e 2,46% de votos nulos.
A participação supera em quase um ponto percentual à da última convocação, que ficou em 95,75%, informou.
As últimas eleições municipais em Cuba aconteceram em outubro de 2002.