Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Cresce número de alunos que fizeram ensino médio em escolas pública

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Domingo, 12 de Novembro de 2006 às 10:10, por: CdB

Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005 mostram que é crescente o percentual de alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas. Em 2002, 25% dos alunos avaliados vinham do ensino público e, em 2005, a porcentagem subiu para 58,8% nas áreas avaliadas.

Os estudantes de universidades públicas brasileiras têm melhor avaliação do que os alunos das instituições privadas de ensino superior. Em 18 das 20 áreas avaliadas, os estudantes obtiveram conceitos altos. Os cursos de arquitetura e urbanismo, biologia, computação, letras, matemática e todos os grupos das engenharias estão entre os de melhor conceito.

Para medir a qualidade dos cursos de educação superior, um novo índice passou a ser usado pelo Exame no ano passado. É o Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado (IDD), diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos estudantes que estão concluindo um curso. O valor esperado é calculado pelo Ministério da Educação tomando por base o desempenho médio dos cursos daquela área de conhecimento.

Nas instituições privadas, 46,5% tiveram IDD negativo, ou seja, a média da nota dos formandos ficou abaixo do esperado. Nas instituições municipais, o índice foi de 59,2%; nas estaduais, de 44,7%; e nas federais, de 41,8%. Do total de cursos avaliados pelo Enade, 47,8% tiveram IDD positivo e 52,2%, negativo.

A Região Sul tem o maior percentual de instituições de ensino bem avaliadas (29,9%). O Nordeste vem quase empatado, com 29,8%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, estão os cursos com maiores percentuais de conceitos baixos, 31,4% e 28,5%, respectivamente.

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