A banda de rock Creed, que vendeu mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo, se desfez após mais de oito anos. Seus integrantes estão envolvidos em novos projetos.
A banda da Flórida, uma das mais bem sucedidas na era pós-grunge do final dos anos 1990, com sucessos como "Higher" e "With Arms Wide Open", anunciou sua dissolução com uma mensagem divulgada na sexta-feira em seu Web site oficial.
O compositor e guitarrista Mark Tremonti e o baterista Scott Phillips vão se juntar ao baixista original da banda, Brian Marshall, e a Myles Kennedy, ex-integrante do Mayfield Four, para criar uma nova banda, a Alter Bridge, que vai lançar seu álbum de estréia em 10 de agosto.
"É um pouco triste encerrar um capítulo de nossas vidas, mas também é instigante estarmos iniciando outro", disse Tremonti na declaração publicada pela banda.
O vocalista e também compositor Scott Stapp vai fazer sua primeira aparição pós-Creed em uma coletânea musical inédita, inspirada no filme de Mel Gibson "A Paixão de Cristo". O disco deve sair em 31 de agosto.
Tanto o álbum do Alter Bridge quanto o projeto baseado em "A Paixão" sairão pelo selo Wind-up Records, do Creed. Stapp também está trabalhando com os roqueiros canadenses do The Tea Party num álbum solo a ser lançado futuramente.
"O Creed foi uma das mais espantosas viagens musicais e de amizade da qual já fiz parte, e me sinto abençoado por isso", disse Stapp. "Criamos memórias que eu jamais poderia substituir."
O último álbum gravado em estúdio pelo Creed, "Weathered", foi lançado em dezembro de 2001 já como número 1 na parada pop Billboard 200 e já vendeu mais de 6,2 milhões de cópias nos Estados Unidos, segundo a Nielsen SoundScan.
Fundada em 1995 em Tallahassee, Flórida, por Stapp e Tremonti, que tinham sido amigos de colégio, o Creed criou seu selo próprio e gravou seu primeiro álbum, "My Own Prison", em 1997, com tiragem limitada.
Mas uma versão remixada do álbum acabou sendo lançada mais tarde pela Wind-Up Records, selo que tem acordo de distribuição com a Sony Music, e acabou virando grande sucesso.
O álbum relançado rendeu uma série de singles que foram número 1 nas paradas e abriu o caminho para o sucesso do segundo álbum da banda, "Human Clay", que chegou ao topo das paradas em 1999 e, nos dois anos seguintes, vendeu 10 milhões de cópias.
O primeiro single do álbum, "Higher", passou o recorde de 17 semanas como canção mais tocadas nas rádios de rock, e "With Arms Wide Open" virou o primeiro single pop do grupo a ser Número 1 nas paradas, além de ganhar o Grammy de melhor canção de rock.