Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

CPMI da Terra pedirá atuação da Polícia Federal em Montes Claros (MG)

Arquivado em:
Quinta, 05 de Maio de 2005 às 18:34, por: CdB

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Terra voltou a ouvir denúncias de violência no campo e formação de milícias, em audiência pública realizada nesta quinta-feira na cidade mineira de Montes Claros.

- Ouvimos os dois lados: o MST e os proprietários rurais - declarou o presidente da comissão, senador Álvaro Dias (PSDB-PR). A Comissão decidiu encaminhar ofício ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com a recomendação de que a Polícia Federal atue na área rural da cidade.

O senador informou ter recebido denúncias de que há armamento com proprietários rurais e também com trabalhadores sem-terra.

- A própria polícia local é ameaçada por pistoleiros. Por isso há necessidade de adotar medidas preventivas - justificou.

Ontem, na cidade de Jequitinhonha (MG), a CPMI da Terra pediu novamente a prisão preventiva de quatro pistoleiros e do fazendeiro Adriano Chafick, acusado de ser o mandante da chacina de Felisburgo, em novembro passado. Os cinco chegaram a ser detidos, mas tiveram a prisão relaxada. A comissão solicitou também a transferência do processo para a comarca de Belo Horizonte, "devido à tensão na região do Vale do Jequitinhonha".

Nova audiência pública está marcada para terça-feira (10), em Brasília, a fim de tratar de questões relacionadas ao trabalho escravo. No dia 19, os parlamentares irão a Mato Grosso para fazer um diagnóstico agrário da região, onde também foram registrados conflitos por posse de terra.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo