Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

CPI do Tráfico de Órgãos ouve médicos

Arquivado em:
Segunda, 20 de Setembro de 2004 às 07:06, por: CdB

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Órgãos ouve nesta terça-feira dois médicos acusados de irregularidades nos procedimentos adotados para a realização de transplantes. O médico Nivaldo Pereira foi denunciado por adquirir órgãos e cadáveres sem autorização legal na cidade de Franco da Rocha (SP).

Pereira foi citado na CPI por Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, médico legista acusado de ilegalidades na retirada de órgãos para transplantes identificados em Taubaté (SP). Nivaldo Pereira foi convidado a prestar depoimento à CPI no dia 25 de agosto, mas não compareceu alegando já haver agendado outros compromissos anteriormente.

Venda de rim

O segundo depoente que será ouvido pela CPI é o médico Elias David Neto acusado de oferecer um rim humano para transplante pelo valor aproximado de US$ 50 mil (quase R$ 150 mil). Neto foi denunciado pelo apresentador Ataíde Patrezi em audiência da Comissão na cidade de São Paulo. A audiência desses médicos foi solicitada pelo presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PL-ES).

Após os depoimentos, os deputados devem votar um requerimento que convida a anestesiologista Lenita Bassi para prestar esclarecimentos à CPI. Neucimar Fraga, autor do requerimento, explica que quer ouvir a médica por que ela foi citada em depoimento prestado por enfermeiras à Comissão, no dia 24 de agosto.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo