Oito pessoas ficaram feridas depois de serem atingidas por chifres de touros em uma corrida frenética pelas ruas de Pamplona nesta segunda-feira, no episódio mais dramático até agora do festival de São Firmino. Cinco pessoas ficaram gravemente feridas, mas não correm perigo de vida, segundo o governo regional.
Um experiente participante na corrida de touros de Pamplona foi chifrado pelo menos cinco vezes quando tropeçou em várias pessoas e animais caídos perto do final da corrida, na entrada da arena. Suas calças e camisa foram rasgadas em tiras enquanto ele tantava fugir rastejando e outros corredores tentavam em vão distrair o touro.
Antes disso, um touro tinha atacado em uma esquina, derrubando várias pessoas apinhadas sobre uma cerca. Mais adiante, um homem foi arremessado no ar por outro touro. Dezoito pessoas ficaram feridas no total, incluindo um francês de 24 anos e dois norte-americanos - Brian White, de 50 anos, e um homem do Brooklyn identificado como "M.S.", que foi ferido na coxa esquerda. Quatro pessoas, entre elas um inglês e um norte-americano, foram feridas por touros nesta sexta-feira.
Durante os oito dias da festa de São Firmino, seis touros, acompanhados pelos seus guias, saíram em disparada pelo percurso de 825 metros nas ruas que levavam à arena de touros. Naquele local, à noite, os touros enfrentariam o matador.
O festival de São Firmino atrai milhares de fãs dos quatro cantos do mundo para uma semana de bebedeiras durante a noite e de corrida com os touros durante as manhãs. Quinze pessoas morreram devido a ferimentos obtidos na corrida desde 1910.